O principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.
Hoje a Sim Credi trouxe algumas dicas de como você pode limpar o nome.
Antes de tudo, é preciso entender que para ter o nome negativado no Serasa, no SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor) ou em alguma outra agência de crédito, é preciso passar por um processo onde o consumidor atrasa no pagamento, é feita a cobrança e lhe é informado um prazo, onde após esse limite o nome será negativado.
Para limpar o nome, então deve-se realizar o pagamento dessa dívida. Ao contrário do que muitos pensam, ela não prescreve após cinco anos, mas a cobrança passa a ser obrigatoriamente mais amigável por parte da empresa.
Durante esse tempo com o nome sujo, é possível que a empresa credora entre em contato com o consumidor para cobrar a dívida, ou oferecer algum plano de renegociação. Essa é uma maneira de limpar seu nome.
Outra forma é o consumidor entrar em contato diretamente com a empresa, buscando renegociar e até mesmo pedir descontos para o abatimento desse débito. Esse contato pode ser feito através online, nas plataformas do SPC, Serasa ou boa Vista SCPC.
Por fim, todo ano acontece uma edição do Feirão Serasa Limpa Nome, onde diversas empresas se juntam para oferecer grandes descontos no pagamento de dívidas.