NOTÍCIAS

 

Portabilidade de Crédito, tudo que você precisa saber!

A portabilidade de crédito é uma opção que permite que um cliente transfira sua dívida de uma instituição financeira para outra que tenha melhores condições de pagamento, como taxas de juros menores e prazos mais adequados. 

Quando faz um empréstimo, ou financiamento, você se sente como se estivesse amarrado ao banco? Saiba que não é bem assim, existe a portabilidade de crédito que permite transferir seu crédito já solicitado para outra instituição financeira.

Quer matar a curiosidade para saber como funciona essa operação de crédito, continue leitura aqui na Sim Credi.

Essa opção serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a concorrência. Com a portabilidade de crédito, é possível transferir a dívida para outro banco. E dessa forma, você consegue diminuir os juros. 

 

Refinanciamento do empréstimo consignado

Também existe a opção de renegociar o seu empréstimo consignado sem mudar de banco, dessa forma você faz a solicitação de um refinanciamento.

Desta forma será possível negociar para diminuir a taxa de juros ou até aumentar o prazo de pagamento do contrato, diminuindo consequentemente o valor das parcelas.

 

Como funciona a portabilidade de crédito?

Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar por partes. Quando for decidir se vai transferir o crédito, é preciso ter atenção a alguns passos. Dessa forma, você conseguirá tomar a melhor decisão.

1. Comparar taxas de juros

Você precisa simular em diversas empresas o mesmo valor de empréstimo e comparar as taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total);

2. Escolha o melhor banco

Depois de comparar, você terá a melhor opção para você. Aí é só começar os processos para transferir sua dívida;

3. Entre em contato com seu banco

Você precisa solicitar algumas informações sobre sua dívida para quitá-la.

  • Número do contrato;

  • Saldo devedor atualizado;

  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;

  • Sistema de pagamento;

  • Modalidade de crédito;

  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);

  • Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;

  • Prazo total e remanescente;

  • Data do último vencimento da operação.

A empresa tem obrigação de fornecer essas informações. É um direito seu!

4. Converse com a nova empresa

Seu banco tem obrigação de permitir que você faça a portabilidade. No entanto, a nova credora não tem compromisso de aceitar a sua transferência. Para o banco é interessante ter um novo cliente, mas ele tem opção de escolher se é vantajoso.

Tudo decidido e aprovado pelo novo banco, é iniciado a portabilidade.

Tem custo a portabilidade de crédito?

Não dá para prever se a nova instituição irá cobrar alguma taxa. Pode variar de empresa para empresa. Portanto, antes de assumir qualquer responsabilidade se certifique disso.

Qualquer outra dúvida, entre em contato com o seu banco e a instituição que deseja transferir sua dívida. Agora você já sabe que é possível pedir a portabilidade de crédito. Lembre-se sempre de avaliar a sua capacidade de pagamento antes de entrar em uma dívida. O ideal é não comprometer mais do que 30% do seu salário com pagamento de parcelas.

Compartilhar

Veja também

Fato ou Fake? Sim Credi esclarece mitos e verdades do empréstimo pessoal!

Todos os anos, milhões de brasileiros usam empréstimos pessoais para estabilizar dívidas, pagar despesas inesperadas, avaliar melhorias em sua casa e entre outros. E, se por um la...

Dicas para aumentar o seu Score

Dicas para aumentar o seu Score Olá hoje a Sim Credi resolveu trazer dicas de como você pode aumentar seu Score, mas antes vamos entender o queria seria o SCORE. O Serasa Score ou Scor...

Porque o Empréstimo Auxílio Brasil está em atraso

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil, autorizado na Medida Provisória n° 1106, de 2022, ainda não está em operação e o atraso da regulamenta&c...

Política de cookies e privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Clique para ler nossa política de cookies e privacidade. CONCORDAR