A portabilidade de crédito é uma opção que permite que um cliente transfira sua dívida de uma instituição financeira para outra que tenha melhores condições de pagamento, como taxas de juros menores e prazos mais adequados.
Quando faz um empréstimo, ou financiamento, você se sente como se estivesse amarrado ao banco? Saiba que não é bem assim, existe a portabilidade de crédito que permite transferir seu crédito já solicitado para outra instituição financeira.
Quer matar a curiosidade para saber como funciona essa operação de crédito, continue leitura aqui na Sim Credi.
Essa opção serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a concorrência. Com a portabilidade de crédito, é possível transferir a dívida para outro banco. E dessa forma, você consegue diminuir os juros.
Refinanciamento do empréstimo consignado
Também existe a opção de renegociar o seu empréstimo consignado sem mudar de banco, dessa forma você faz a solicitação de um refinanciamento.
Desta forma será possível negociar para diminuir a taxa de juros ou até aumentar o prazo de pagamento do contrato, diminuindo consequentemente o valor das parcelas.
Como funciona a portabilidade de crédito?
Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar por partes. Quando for decidir se vai transferir o crédito, é preciso ter atenção a alguns passos. Dessa forma, você conseguirá tomar a melhor decisão.
1. Comparar taxas de juros
Você precisa simular em diversas empresas o mesmo valor de empréstimo e comparar as taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total);
2. Escolha o melhor banco
Depois de comparar, você terá a melhor opção para você. Aí é só começar os processos para transferir sua dívida;
3. Entre em contato com seu banco
Você precisa solicitar algumas informações sobre sua dívida para quitá-la.
-
Número do contrato;
-
Saldo devedor atualizado;
-
Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
-
Sistema de pagamento;
-
Modalidade de crédito;
-
Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
-
Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;
-
Prazo total e remanescente;
-
Data do último vencimento da operação.