Nesta terça-feira (24) foi divulgada a notícia do fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A novidade vem para desapontar milhares de trabalhadores brasileiros que contavam com a liberação de recursos extras para cobrir gastos urgentes e emergenciais.
Tudo indica que a partir de março deste ano, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai suspender o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a medida que foi criada no mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai chegar ao fim.
Mais a pergunta é, com a suspensão do saque-aniversário posso antecipar os próximos anos de saque e que alternativas ainda estão disponíveis.
Continue a leitura para entender melhor como vai funcionar essa interrupção do saque-aniversário do FGTS.
Leia também: https://site.simcredirs.com.br/blog/como-fazer-para-receber-o-saque-aniversario-do-fgts
Por que o Governo quer tirar o saque-aniversário?
O argumento para isso é que há reclamações de trabalhadores por causa da retenção do valor por 2 anos em caso de demissão sem justa causa.
Além disso, Marinho também ressaltou que houve um enfraquecimento de fundos para investimento do governo nos quais os recursos são utilizados.
A decisão pode representar uma perda significativa para o trabalhador que precisa de um dinheiro extra com urgência.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário permite que o trabalhador saque parte da parcela da conta do FGTS, anualmente, por um período de três meses, contando a partir do mês de seu aniversário.
Quem opta pela modalidade não pode sacar os valores do FGTS em caso de demissão por um período de dois anos.
O saque-aniversário surgiu com a justificativa de ganho de emprego e renda para a economia e o aumento do acesso aos recursos dos fundos aos trabalhadores, em especial daqueles em situação de maior vulnerabilidade financeira, já que a proporção do saque é maior quanto menor for o saldo.
A ideia era que a modalidade também aumentasse a produtividade e a expansão do financiamento para habitação.
Mais de 28,6 milhões de trabalhadores aderiram à modalidade desde que ela surgiu, no final de 2019. Quem não optar pela modalidade permanece no esquema padrão de saque-rescisão.
Afinal, vai acabar ou não o saque-aniversário?
A incerteza sobre o futuro do saque-aniversário vem causando preocupação para muitos trabalhadores, principalmente aqueles que fazem empréstimos com FGTS.
Luiz Marinho disse recentemente que a proposta de acabar com o saque-aniversário será apresentada na reunião do Conselho Curador do FGTS em 21 de março.
A decisão final depende do resultado da votação do Conselho Curador, que embora seja a favor em maioria, possui também representantes de patrões e trabalhadores.
Se houver empate na votação, o representante com maior tempo de exercício no conselho terá o voto de qualidade.
Assim, é importante que os representantes do Conselho Curador do FGTS levem em consideração os direitos e necessidades dos trabalhadores brasileiros nesta decisão.
Como fazer o saque-aniversário do FGTS antes que acabe?
Para quem possui saldo no FGTS e ainda não optou pela modalidade de saque-aniversário, mas deseja aproveitar os valores do FGTS, deve optar pela modalidade o quanto antes.
Assim, como comentamos, com o fim da modalidade previsto para março ficará também indisponível está opção de empréstimo com FGTS.
Porém, ainda dá tempo de optar pelo saque-aniversário.
Clique na imagem abaixo;
Ainda é possível antecipar o saque-aniversário?
Até março é garantido poder realizar a antecipação do saque-aniversário para usuários desta modalidade, após essa data a contratação de antecipações do saque é incerta e poderá ser extinta.