O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores que possuem carteira assinada. Ele foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, a partir da abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Quando essas contas deixam de receber depósitos, ou seja, quando não há movimentação por alguma razão, elas acabam ficando inativas e o dinheiro fica retido.
Hoje a SIM CREDI trouxe 4 formas de sacar seu FGTS retido;
Como retirar o FGTS preso?
O FGTS retido pode ser sacado na modalidade de saque-aniversário, na compra de moradia própria, em caso de aposentadoria, doenças graves ou nas condições especiais permitidas pelo FGTS.
Como o FGTS fica inativo?
Quando a conta deixa de receber depósitos, o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa, automaticamente a conta se torna inativa.
Agora Conheça as Formas que essa MODALIDADE pode ser liberada.
Saque-aniversário do FGTS
O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite que o trabalhador retire parte do saldo do Fundo no mês do seu aniversário. A adesão a essa modalidade pode ser feita diretamente no aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, onde o trabalhador também pode fazer uma simulação do valor do saque.
Saque do FGTS inativo após 3 anos
Trabalhadores que permanecerem por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS também podem realizar o saque do Fundo. Nesse caso, o valor estará disponível a partir do mês de aniversário do trabalhador. Segundo informações da Caixa, o saque pode ser solicitado de duas formas:
-
No aplicativo do FGTS, na opção “Meus Saques”;
-
Em uma agência da Caixa, apresentando documento de identificação e a carteira de trabalho (física ou digital).
Compra de um imóvel
Para efetuar a compra de imóvel, o FGTS retido pode ser sacado de forma total. Tanto para dar entrada no imóvel quanto para amortização de financiamento.
Essa é uma opção disponibilizada desde janeiro de 2019 e para utilizar o valor do FGTS na compra, é preciso que o imóvel esteja localizado no mesmo município em que você trabalha ou comprove residência a mais de um ano.
Aposentadoria
Caso venha se aposentar (inclusive por invalidez) pelo INSS, o trabalhador passa a ter direito de receber todo o saldo depositado nas contas do FGTS.
E se ele se aposentar e continuar trabalhando na mesma empresa, poderá continuar todo mês tendo saldo depositado nas contas do Fundo de Garantia.
Regras para receber o FGTS retido
Em 2016, foi aprovada a Medida Provisória 763, que permitiu o saque das contas do FGTS a trabalhadores que saíram do emprego até 31 de dezembro de 2015 e não conseguiram sacar os valores.
Com a MP, foi permitido o saque das contas inativas sem a carência de 3 anos para quem saiu do emprego antes desse período.
Outras condições especiais para o saque do FGTS retido;
-
Necessidade pessoal urgente decorrente de desastre natural causado por desastres naturais, como chuvas ou inundações;
-
Questões de saúde (doenças graves) do trabalhador ou seu dependente;
-
Rescisão por falência;
-
Suspensão do Trabalho Avulso;
-
Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
-
Quando o trabalhador ou qualquer dos seus dependentes for diagnosticado com câncer (neoplasia maligna);
-
Quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV (Aids);
-
Quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estiver em estágio terminal, em razão de doença grave.
BÔNUS:
Você pode adiantar seu FGTS, sem precisar se preocupar com descontos mensais, além de contar com uma das melhores taxas do mercado.
Basta ser maior de 18 anos ou emancipado, estar regular com a Receita Federal, ter saldo no FGTS e conta bancária em sua titularidade.
Faça uma simulação em nosso site ou entre em contato diretamente conosco e receba o valor em sua conta bancária em até 1 dia útil.