Golpes contra aposentados e pensionistas do INSS se tornaram bastante comuns, já que os criminosos acreditam que este público seja um alvo mais fácil.
Por isso, ficar atento a notícias que informam quais são as novas tentativas de fraude é fundamental.
Continue a leitura e saiba como os criminosos estão agindo:
Golpe “Lei dos Superendividados”
Recebi uma ligação de uma pessoa se dizendo da Secretaria Nacional de Finanças, ligada ao INSS, e que cuida dos interesses dos aposentados. Perguntei qual era o site, e a atendente me informou que não havia site, que tudo era feito por telefone. Desconfiei na hora, mas a deixei falar — conta a aposentada S.S., de 58 anos, moradora da Tijuca, na Zona Norte do Rio.
Segundo a aposentada, a atendente citou até a nova Lei dos Superendividados.
— Na ligação, me disseram que constava um empréstimo consignado no meu benefício e que estavam sendo cobrados juros exorbitantes. Disseram ainda que, com a nova Lei dos Superendividados, eu receberia todo o dinheiro cobrado a mais. Só que não tenho empréstimo no meu benefício, e as pessoas estavam em posse dos meus dados bancários.
Fonte: Extra
Golpe da “secretaria fictícia”
A aposentada recebeu a informação de que tinha um consignado vinculado ao seu benefício e que os juros cobrados eram abusivos.
Com a ajuda da “nova secretaria”, a aposentada receberia todo o valor cobrado a mais nesse empréstimo, entretanto, ela não possuía consignado.
O que mais chocou a segurada da previdência é que os golpistas tinham todos os seus dados bancários.
Outras armadilhas
“Em outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos em governos anteriores. Mas na verdade trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na legislação, e os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito”, informou a pasta.
Ministério do Trabalho e da Previdência Aconselha:
A principal recomendação da instituição para os segurados é que não utilizam de intermediários para entrar em contato com a Previdência e em hipótese alguma, e aconselha não depositar qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
Como evitar outros golpes ligados ao INSS:
Com o aumento do número de golpes ligados ao INSS, estar sempre atento aos pequenos detalhes é fundamental para não cair nessas armadilhas.
Acompanhe algumas dicas:
Não repasse ou confirme dados pessoais;
O repasse ou confirmação de informações só deve ser feito se o aposentado tiver a certeza que está falando com o INSS.
Não realize pagamentos
O INSS não solicita pagamentos para os serviços ofertados.
Faça o boletim de ocorrência
Mesmo que não tenha caído em um golpe ligado ao INSS, é importante registrar o Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.
Mantenha seus dados atualizados
Seus dados de contato que estão no INSS, como telefone, e-mail e endereço, devem estar sempre atualizados.
Não clique em links enviados por SMS
Aposentados não devem clicar em links que chegam por SMS e sempre desconfiar de mensagens que não tenham o remetente identificado.
Use canais oficiais
Sempre utilize canais oficiais para se informar e também para responder alguma solicitação.
Se precisar agendar um serviço ou entregar um documento, também deve usar a plataforma Meu INSS.
Agora que você conhece sobre o novo golpe do INSS e viu como pode evitar de cair na lábia dos criminosos, fique sempre atento com seus dados.
Acompanhe as noticias do Blog por aqui!