Assim como o empréstimo consignado o Cartão consignado é uma opção mais vantajosa que as demais modalidades de crédito, as vantagens dessa modalidade, também se sobressaem em relação aos cartões convencionais.
O cartão consignado é exclusivo para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, conforme convênio da empresa. Neste texto vamos explicar como funciona e suas vantagens;
Ele pode ser considerado uma alternativa para aqueles que precisam de um dinheiro extra, mas possuem opções de crédito limitadas.
O que é o cartão consignado?
O cartão consignado é muito parecido com um cartão de crédito comum. A principal diferença é que não é voltado para todo o público, e sim para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.
Algumas instituições financeiras também oferecem esse tipo de crédito a colaboradores de empresas privadas que dispõem do convênio de consignação.
Outro ponto comum entre os cartões consignados e os tradicionais é que ambos têm limite de compras e os gastos são cobrados em uma fatura mensal, com a data de vencimento escolhida pelo cliente.
Principais Regras Gerais:
Conheça as principais regras do cartão de crédito consignado:
-
Limite de 5% para o valor das parcelas;
-
Saque de até 70% do limite;
-
Pode ser contratado por servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), pessoas com carteira assinada e militares das Forças Armadas;
-
Liberado para pessoas negativadas;
-
É permitida apenas uma contratação por vez.
Qual é o limite do cartão de crédito consignado?
Com o cartão consignado é possível comprar de forma parcelada e sacar dinheiro nos caixas automáticos. O limite é liberado de acordo com a renda do titular e outros fatores. É muito parecido com os cartões de créditos convencionais, que também são emitidos após análise de crédito.
O limite de crédito consignado equivale a 5% da renda líquida multiplicado por 25 a 27. Para ter maior precisão dos valores liberados para o seu limite, é necessário entrar em contato com a empresa emissora do cartão.
Quem pode ter?
Assim como o empréstimo consignado, o cartão de crédito consignado é voltado para pessoas que possuem estabilidade financeira, como servidores públicos, aposentados, pensionistas, militares das Forças Armadas e trabalhadores com carteira de trabalho assinada que atuam em empresas que possuam convênio com instituições financeiras.
Vantagens do cartão de crédito consignado
● Sem anuidade: não há cobrança de taxas de anuidade.
● Sem consulta aos birôs de crédito: assim, aumenta a chance de aprovação do cartão mesmo com dívida negativada.
● Prazo estendido para quitar as parcelas: a dívida do cartão de crédito consignado pode ser parcelada em até 72 meses, enquanto aposentados e pensionistas do INSS têm o prazo máximo de 84 meses.
● Saque usando o limite do cartão: é possível sacar até 90% do limite do cartão.
● Saque na Rede Banco 24 Horas: ao realizar saques à vista nos caixas da Rede Banco 24 Horas, o valor será cobrado na fatura.
● Cartão internacional: é possível desbloquear essa função para fazer compras internacionais.
● Menores taxas de juros: a taxa máxima de juros do cartão consignado para beneficiários do INSS fixada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) é próxima a 3% ao mês; por outro lado, o teto de juros do crédito rotativo de cartões tradicionais era 28,2% ao mês em setembro de 2021, conforme dados divulgados pelo Banco Central.
Como solicitar o cartão de crédito consignado?
O cartão de crédito consignado pode ser solicitado diretamente em uma instituição financeira ou correspondente bancário que ofereça o serviço e fazer o pedido junto à instituição.
Boa parte das instituições disponibilizam o pedido de forma online, como é o caso da Sim Credi, mas também é possível comparecer até a agência física e solicitar o cartão.
Quando vale a pena usar o cartão de crédito consignado?
A decisão de usar o cartão de crédito consignado deve ser tomada de forma consciente para evitar possíveis transtornos após a contratação.
Na prática, isso significa se questionar sobre a real necessidade do dinheiro e analisar a própria situação financeira para compreender se há condições de arcar com a dívida sem comprometer o orçamento.
Afinal de contas, ao utilizar o cartão consignado o tomador deve ter em mente o fato de que terá um valor descontado de seu pagamento, e ainda deverá pagar o valor da fatura.
Importante: Não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para o seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.
Venha fazer Simulação com a Sim Credi!