NOTÍCIAS

 

Finalmente! O segredo do cartão de crédito foi revelado, 5 segredos para o uso consciente dessa modalidade!

Grande parte das famílias brasileiras estão com contas em atraso, 77,4% delas tinham como principal tipo de dívida o cartão de crédito. Esses dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar desse índice negativo, saber como fazer o uso consciente do cartão de crédito traz benefícios. Ele é uma forma segura de pagar suas compras, facilita parcelamentos e permite o acúmulo de milhas, que podem ser trocadas por produtos e serviços.

Por isso, veja a seguir 5 segredos para não mudar esse instrumento financeiro em uma armadilha!

1. Evite pagar unicamente o valor mínimo da fatura!

Boa parte do número trazido no começo deste texto é explicada pelos altos juros cobrados de quem não paga o valor integral da fatura. Ou seja, quem paga apenas o mínimo da fatura empurra para o mês seguinte o valor restante, acrescido desses juros exorbitantes. Aos poucos, esse montante se torna impagável e conduz o consumidor para a inadimplência. Para não cair nessa cilada, nunca deixe a tentação do valor mínimo vencer você! Com juros tão altos, a fatura do cartão deve ser uma despesa prioritária.

2. Coloque a fatura em débito automático.

Outra forma de fugir dos juros é não atrasar a data de vencimento por puro esquecimento. Com tantas contas e obrigações na rotina, é normal isso acontecer.

3. Nunca empreste o seu cartão!

Você, provavelmente, pensa duas vezes antes de emprestar dinheiro para alguém, não é mesmo? Por mais que o indivíduo seja um parente ou um amigo próximo, o receio de nunca mais ver a cor do dinheiro é justificada. Tal pensamento deve ser estendido ao cartão de crédito. De certo modo, emprestar o cartão é pior do que emprestar dinheiro. Se a pessoa der calote, será necessário honrar o pagamento com recursos próprios para evitar a incidência dos juros. Além disso, o empréstimo compromete o seu limite disponível e atrapalhar o planejamento de outras compras.

 

4. Cuidado com os parcelamentos.

Apesar de o parcelamento no cartão quase sempre ser sem juros, evite essa opção. Sempre que possível, prefira o pagamento à vista e tente negociar descontos. Se for inevitável dividir a compra, faça isso em poucas parcelas e inclua a despesa no orçamento dos meses seguintes.

5. Jamais considere o limite como parte da sua renda!

Além dos juros, o cartão oferece outra armadilha para quem não tem tanto controle sobre os gastos: a impressão de não gastar dinheiro enquanto compra. Dessa forma, tome cuidado e não considere o limite disponibilizado como parte da sua renda mensal. Sem isso, a chance da fatura exceder os seus ganhos é imenso. Mantenha no máximo dois cartões e, se for o caso, peça uma redução nos limites para o seu controle. O uso consciente do cartão de crédito é parte fundamental de uma vida financeira saudável. Dessa forma, ele se torna um excelente aliado na manutenção de um orçamento organizado no dia a dia.

 

 

Conta pra gente se fez sentido para você essas DICAS!  

IMPORTANTE - Pratique na sua próxima fatura!

Compartilhar

Veja também

Aqui na Sim Credi você tem crédito para retomar seus planos.

  Como funciona o crédito consignado do INSS?    O empréstimo consignado é uma modalidade em que a pessoa autoriza que as parcelas do em...

Calendário INSS dezembro e janeiro 2023 para aposentadoria e benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de pagamentos de 2023 para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios como aux...

Se o saque-aniversário acabar, posso antecipar os próximos anos?

Nesta terça-feira (24) foi divulgada a notícia do fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A novidade vem para desapontar milh...

Política de cookies e privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Clique para ler nossa política de cookies e privacidade. CONCORDAR