A aprovação do empréstimo consignado se dá em basicamente 3 etapas: comprovação da margem, análise de documentação e averbação de contrato.
Vamos te explicar tudo que você precisa saber para entender de vez a aprovação do empréstimo consignado.
O que é aprovação de crédito?
Em resumo, a aprovação do crédito é a autorização da instituição financeira para que você tenha acesso aos valores solicitados.
Ou seja, é uma confirmação de que você poderá ou não colocar as mãos no dinheiro que você pediu por meio de empréstimo consignado.
E como é feito a análise de Crédito?
A análise de crédito nada mais é do que a verificação dos pré-requisitos e da aprovação do limite de crédito liberado da operação. O limite de crédito liberado pode variar em função de vários motivos. Quem já tem margem comprometida logo, pode tomar apenas créditos menores ou deve parcelar em mais vezes.
Conforme os contratos vão sendo quitados, a margem consignável é novamente liberada e pode liberar créditos de limites maiores.
A aprovação de crédito deve ser formalizada pelo banco, garantindo todas as condições mínimas do contrato como: valor do crédito liberado, número de parcelas (prazo de pagamento), valor da parcela mensal, taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET).
Não é permitida a cobrança de nenhuma taxa antecipada para aprovação do crédito. Todos os custos da operação devem constar no CET, que é uma taxa apresentada em percentual e diz quanto será desembolsado pelo empréstimo.
Quem pode solicitar um empréstimo consignado?
Aposentados e pensionistas do INSS, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV), podem solicitar empréstimo consignado desde que se enquadrem nas regras da instituição ao qual fizeram a solicitação.
Quanto tempo demora para liberar o empréstimo consignado?