O empréstimo consignado do Auxílio Brasil, autorizado na Medida Provisória n° 1106, de 2022, ainda não está em operação e o atraso da regulamentação, aguardada desde março, intriga os beneficiários que aguardam para a solicitação do crédito.
E Porque o empréstimo consignado do auxílio Brasil ainda não saiu?
Nesse texto você vai entender:
Atualmente, a margem de 40% para crédito consignado do Auxílio Brasil está autorizada. O governo lançou a medida provisória 1106 do empréstimo consignado, essa medida passou pela câmera, passou pelo senado, mas em nenhum momento eles discutiram com os bancos, que iam operar essa linha de crédito.
Quando a lei foi publicada o que se viu foi, muitos bancos menores fazendo o pré – cadastro, com taxas de juros abusivas, com mais de 80% de juros ao ano, quando chegou a vez dos grandes bancos decidirem, eles optaram por não operar essa linha de crédito, porque surgiu boatos que essa linha seria uma exploração para as pessoas de classe baixa, por consequência os bancos maiores se afastaram.
O governo enxergou que apenas a Caixa Econômica Federal estava disposta operar essa linha de crédito com juro acessível próximo ao empréstimo consignado aos aposentados, mais por outro lado a Caixa não quer abraçar essa linha de crédito sozinha, porque não consegue atender toda essa demanda. No momento o governo tenta atrair grandes bancos a operar essa linha de crédito com taxas de juros acessível para todos.
Outro motivo do atraso no crédito consignado!
O atraso, na prática, é que o PDT (partido Democrático Trabalhista) ingressou com a ação e quer barrar todas as liberações que a lei do aumento da margem trouxe, é uma briga politica e que só nos resta aguardar.