Sabia que grande números de pessoas sofre de doenças na coluna? O que torna sua vida profissional bastante difícil.
Em alguns casos, quem se encontra nessa situação pode ter direitos diferenciados na hora de pedir um benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é responsável pela concessão e manutenção de diversos benefícios aos cidadãos.
Você tem alguma doença na coluna e quer saber se tem direito a benefícios previdenciários de forma diferenciada? – Leia a seguir:
A doença na coluna pode garantir em alguns casos a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se ela for comprovada que te impede a realização de atividades laborais. No entanto, é necessário preencher alguns requisitos para isso:
Benefício de incapacidade temporária;
O benefício por incapacidade temporária ou auxílio-doença, exige um prazo mínimo de carência de 12 meses.
Esse benefício é concedido quando o trabalhador passa por uma perícia médica que indica que precisará ficar afastado do trabalho por mais de 15 dias.
Benefício por incapacidade permanente;
Para comprovar a doença, é preciso apresentar atestado médico que ateste a incapacidade para o trabalho, e também é necessário realizar perícia médica do INSS. A partir daí, o instituto vai avaliar se o segurado preenche os requisitos para a aposentadoria.
Além disso, é importante mencionar que existem outras formas de benefícios previdenciários para pessoas com doenças graves e incapacidade para o trabalho, como o auxílio-doença e a pensão por morte.
Quem nunca contribuiu pode se aposentar por invalidez?
Existem regras que exigem que para se aposentar por invalidez tenha sido cumprida uma carência de contribuições, por isso, diz-se que não.